Segunda, 11 Mai 2015 11:32

DIA NACIONAL DO COMBATE AO ABUSO E A EXPLORÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

18 de Maio comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00. 

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. 

A proposta dos “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. 

A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros. 
Aos adultos, além da sua responsabilidade legal de proteger, de defender crianças e adolescentes, cabe o papel pedagógica da orientação e acolhida. Dessa forma, buscando superar mitos, tabus e preconceitos oferecendo segurança para que possam se reconhecer como pessoa em desenvolvimento e se envolver coletivamente na defesa, garantia, e promoção dos seus direitos. 

Queremos convocar todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas,mídia – para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida. 


Nesse “18 de MAIO” FAÇAMOS BONITO na luta pelos direitos de crianças e adolescentes.

 

CAMPANHA CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS  E ADOLESCENTES.

A Campanha dos 18 de Maio faz parte da Agenda Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e acontece, simultaneamente, em todos os estados brasileiros.
 No dia 18 de maio, celebramos o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa das crianças e adolescentes. A data foi instituída pela Lei 9.970, de 17 de maio de 2000.
Desde então, entidades ligadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual.

 Tendo consciência da importância da Campanha, a  Prefeitura Municipal de Braúnas e a Secretaria Municipal de Assistência Social (CRAS) em parceria com a Polícia Militar e Conselho Tutelar se mobilizam no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Juntem-se a nós nesta Campanha. "Proteja Nossas Crianças e Adolescentes". FAÇA BONITO.

Sintam-se todos convocados a participar da passeata em Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Lembrem-se, Criança não consegue se proteger da Exploração Sexual por não ter subsídios necessários para enfrentar o agressor.

Este desafio nós podemos enfrentar juntos!Participe.

Período da Campanha – Do dia 11 a 18 de maio 2015 

TemaLuta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças Adolescentes.

Este desafio nós podemos enfrentar juntos, participe!

                     

   A Campanha se dará de acordo com o cronograma abaixo.

Dia

Data

Horário

Local

Responsáveis

 Segunda e terça

11 e 12 /05/2015

 8 as 16 h

 CRAS

 Toda a Equipe

Quarta-feira/Palestra

13/05/2015

8 as 9 e 14 as 15h

Escola Estadual (Sede)  

Sebastião Anastácio p

Escola Municipal (Sede) 

Dirlene e Maria José

Centro Social Mauzer Ader Pacheco

Keitiane e SCFV

Barroadas (Escola  Esc. Estadua      

Darléia e Wanderléia

Quinta-feira/Palestra

14/05/2015

8 as 9 e 14 as 15h

Barroadas

Darléia e Wanderléia

Sexta-feira/Palestra

15/05/2015

8 as 9 e 14 as 15h

Santa Rita

Marco Aurélio e Nilza

Sábado

16/05/2015

-

-

-

Domingo

17/05/2015

-

-

-

Segunda-feira/Passeata

18/05/2015

A partir das 8h

Passeata – Saída (SCFV)

 Público Geral

                                                     SMAS/ CRAS’

Política de Privacidade e Cookies

Nós utilizamos cookies para otimizar e aprimorar sua navegação do site, manter uma melhoria contínua no conteúdo oferecido e aperfeiçoar a experiência de nossos usuários. Clique em aceitar ou continue navegando para concordar com tais condições.

Você não tem conta ainda? Registrar Agora!

Faça Login em sua conta