Quinta, 18 Junho 2015 19:34

CAMINHOS DO CUIDADO

Projeto Caminhos do Cuidado vai capacitar trabalhadores em saúde de todo o país no atendimento aos usuários de crack e outras drogas


Está acontecendo em Braúnas, no Centro Comunitário Mauzer Ader Pacheco nos dias 18 e 19, 25 e 26 de junho e 02 de julho, sendo um total de 05 dias de capacitação voltado para o projeto "Caminhos do Cuidado".

Num projeto que envolve  as instituições Fiocruz (RJ), através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), o Grupo Hospitalar Conceição (RS) e a Rede de Escolas Técnicas do SUS, o Ministério da Saúde vai oferecer, cursos de formação para a totalidade dos agentes comunitários de saúde distribuídos por todos os estados e regiões do país.

Além desse público de agentes comunitários, o projeto vai abranger ainda um auxiliar ou técnico de enfermagem por cada equipe de saúde da família, perfazendo um total de 290.760 trabalhadores em saúde, que estarão recebendo informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos.

O Projeto “Caminhos do Cuidado” se configura na ‘Formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família – saúde mental ênfase em crack, álcool e outras drogas’ visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.

Esta ação se insere no eixo do Cuidado do plano integrado de combate às drogas ‘Crack, é Possível Vencer’, sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil.”

CAMINHOS do CUIDADO

Formação em Saúde Mental (Crack, álcool e outras drogas)

1º EIXO - Conhecendo o território, as redes de atenção, os conceitos, políticas e as práticas de cuidado em Saúde Mental.

Objetivos:

* Mapear o território, suas vulnerabilidades e potencialidades;

* Conhecer e identificar a produção de bem-estar e prazer, os problemas de saúde e o cuidado em seu território;

* Problematizar, desnaturalizar os (pré)conceitos sobre drogas e cuidados.

# Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=n0AdpiFLrd4

2º EIXO - A Caixa de Ferramentas dos agentes comunitários, auxiliares e técnicos de enfermagem na Atenção Básica.

Objetivos:

Desencadear reflexões sobre os saberes constituídos e práticas realizadas pelos ACS e ATEnf no seu processo de trabalho e que compõem sua caixa de ferramentas;

Identificar e construir coletivamente estratégias de atuação dos ACS e ATEnf no território.

Política de Privacidade e Cookies

Nós utilizamos cookies para otimizar e aprimorar sua navegação do site, manter uma melhoria contínua no conteúdo oferecido e aperfeiçoar a experiência de nossos usuários. Clique em aceitar ou continue navegando para concordar com tais condições.

Você não tem conta ainda? Registrar Agora!

Faça Login em sua conta